cursos computadores

3 tipos de carreiras para o teu curso de computadores

A informática, tal como noutras carreiras, tem as suas áreas de especialização. Durante o teu curso de computadores vais abordar temas de cada uma dessas áreas. Mais tarde vais ter oportunidade de aprofundar os temas que mais gostas no mestrado. Existem três tipos de profissionais da informática.

Técnicos

Alguns estudantes gostam de informática e tecnologia mas programar não é bem a onda deles. O técnico de informática é aquela pessoa que monitoriza os sistemas, alerta para problemas antes dos utilizadores darem pela falha, e corrige esses problemas identificados. Muito também são responsáveis por otimizar o sistema para garantir o menor custo para o melhor resultado.

É uma função claramente de manutenção — vais passar a maior parte do tempo a manter coisas e não a criar. É bom que consigas lidar com a pressão do sistema não estar a funcionar e teres de arranjar uma solução o mais rápido possível.

Programadores

A maioria dos estudantes que faz um curso de computadores começa a sua carreira a programar. Há muitas áreas onde um programador por ser útil: sistemas embebidos (ex. frigorífico inteligente), aplicações móveis, desenvolvimento web (back-end e front-end), jogos e multimédia, software para banca, segurança, sistemas operativos, etc., etc.

Isto não quer dizer que um programador fique toda a sua vida a fazer linhas de código, pois com o acumular de experiência é comum um bom programador ser promovido para gerir projetos ou desenhar a arquitetura de soluções.

Na minha opinião esta é a área mais interessante ou divertida, porque é a que te permite criar o que a tua imaginação quiser. Vais ser o pedreiro das obras que vão ser usadas por centenas ou milhões de pessoas. E podes ter esse impacto tanto a trabalhar para empresas como a trabalhar em regime de freelancing em qualquer parte do mundo.

Consultores

É aqui que vêm parar os que se fartaram de programar mas que possuem os conhecimentos e a experiência de como se faz bem feito. Como o nome indica estas pessoas são consultadas sobre como é que se deve fazer. A responsabilidade do consultor é personalizar soluções informáticas existentes para um cliente específico, desenhar e planear novos sistemas informáticos, ou gerir e implementar esses sistemas.

Para aqueles que gostam de meter as mãos na massa esta pode ser uma profissão aborrecida. No entanto é a que assegura as melhores carreiras a longo prazo.

Se este é o teu objetivo, talvez devas escolher uma licenciatura orientada para informática de gestão, pois assim não gastas tanto tempo nos detalhes da programação e aprendes outras áreas mais relevantes para o teu futuro como gestão, contabilidade, empresas e processos.

Escolhe a tua classe

Uma licenciatura em informática permite-te escolher qualquer uma destas carreiras. A vantagem de saberes que carreira queres no futuro é poderes escolher hoje um curso de computadores focado nas tuas ambições. Assim poupas esforço e especializas os teus conhecimentos.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.