6 dicas primeiro semestre do teu curso universitario

6 dicas para te safares no 1º semestre do teu curso universitário

O ensino secundário é muito diferente do ensino superior. É frequente os caloiros terem maus resultados no primeiro semestre, mas isso não quer dizer que seja inevitável ou aceitável! As faculdades adaptaram-se a esta realidade e criaram programas de mentorado em que estudantes mais experientes apoiam e integram os recém-chegados. Mas também tu deves adaptar-te.

Se não queres desperdiçar o teu tempo e o teu dinheiro (ou o dos teus pais) precisas dedicar-te a este novo desafio com uma nova estratégia. Vou apresentar-te as minhas 6 dicas para os primeiros 6 meses teu curso universitário.

Não leves tecnologia para as aulas

Vamos ser honestos, só serve para te distrair — a ti e a quem se sentar atrás de ti. Por ti e por eles, não leves o portátil/tablet para a sala de aula. Afinal de contas, há sítios bem mais confortáveis para jogar. Sê honesto contigo próprio.

Senta-te à frente

Quanto mais atrás ficares, mais portáteis vais ter à tua frente, e mais hipóteses de te distraíres. Além disso vais ouvir e ver pior o professor e o quadro. Por isso, chega cedo e vai para a frente. Despede-te dos teus colegas com um “até já” se necessário. Explica-lhes porque é que o fazes, eles vão compreender. Se não o fizerem, há novos amigos para conhecer nas filas da frente!

Cria o teu próprio grupo de colegas

Se conheces a cara das tuas aulas, mete conversa. Com o passar das semanas vão-se formar grupos de amigos, por isso esta é altura ideal para te juntares ou criares o teu. Depois disso, serás sempre o outsider que se juntou 😛 Terás muitas oportunidades para conhecê-los nos transportes ou na fila do almoço.

Cuidado com as tradições académicas

Evita praxes e tunas. Outros podem aconselhar-te o oposto mas esta é a minha opinião. No meu caso a grande maioria das pessoas que estavam nas praxes e na tuna, já lá estavam antes de eu entrar para a faculdade e continuaram a lá estar depois de eu sair. Junta-te a eles e serás como eles. Foste avisado.

Participa num grupo de estudantes

Este é o light-side da força académica. Este tipo de grupos costuma ser composto por alunos organizados e empenhados, que conseguiram o equilíbrio entre faculdade vs hobbies. Aprende e cresce com eles. Além disso é mais uma forma de conheceres pessoas, outros estudantes com mais experiência que te podem dar dicas preciosas como estas 🙂

Reduz as distrações e foca-te

Prepara-te para entrar numa dieta de distrações. Séries? Jogos? Saídas à noite? Depende: já fizeste os trabalhos de casa? Estes momentos de lazer devem ser a tua recompensa pelo trabalho realizado. “Work hard, Play hard.” Lembra-te que cada semestre é caro, o teu tempo vale muito mais que as propinas. Não desperdices uma coisa nem outra.

BONUS: Não deixes a matéria acumular

Isto já não é o secundário, lembras-te? Esquece estudar a matéria na véspera do teste. Com o “Processo de Bolonha” uma licenciatura de cinco anos passou a demorar apenas três. Isto quer dizer que vais aprender o dobro da matéria em metade do tempo. Não há margem para deslizes. Se não percebeste alguma coisa, pergunta durante a aula ou aproveita os horários de dúvidas dos teus professores. Não fiques para trás.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.