Como escolher a faculdade? Depende… fica a saber do quê!

Que carreira queres seguir?
Que curso superior é necessário?
Qual a melhor faculdade para esse curso?

Tudo depende do queres. Deixa-me ajudar-te.

A profissão

Não há como fugir à questão. Quando mais cedo pensares nela, mais cedo arranjas a resposta.

O que queres fazer quando fores grande?

Na informática existem pelo menos três grandes tipos de carreiras: técnico de informática, programador, consultor. Mas há muitas mais saídas profissionais após terminar a licenciatura em informática. Deves escolher a universidade e o respectivo currículo que mais se aproxima da profissão que pretendes ter. Assim garantes que a tua escolha é eficaz e certeira.

O curso

Se estás decidido sobre o que queres estudar, avança, escolhe o curso universitário que tanto desejas!

Exemplo específico: “biologia marinha de mamíferos”

Por outro lado, se ainda estás na dúvida, o melhor a fazer é escolher um curso superior mais abrangente.

Exemplo abrangente: “biologia”

Se só tens uma vaga ideia do ramo ou área de estudos que pretendes seguir, é mais seguro escolher um curso que te dá todas as bases necessárias. Assim terás a oportunidade de aprofundar esses conhecimentos mais tarde, mas pelo menos não desperdiçaste o que andaste a aprender — o que aconteceria se tivesses de mudar de área/curso. Se não sabes mesmo que curso escolher, informática é uma boa aposta.

A faculdade

Escolher a faculdade onde vais fazer a tua licenciatura também tem que se lhe diga. Há tantos critérios: a que fica mais perto, a que tem alojamento universitário, a que tem propinas mais baixas, a mais prestigiada, a que tem aquele curso, etc. Mas há uma única questão que vai ter o maior impacto nos teus próximos anos:

Eu prefiro (1) ser muito bom a fazer um trabalho específico ou (2) ter conhecimentos abrangentes sobre uma área específica?

Para a primeira hipótese os cursos profissionais e os politécnicos são a tua melhor escolha, porque são curtos e/ou focados na prática. No caso da segunda hipótese, as licenciaturas e as universidades são mais indicados, porque dão-te uma formação mais ampla, mais transversal mas também mais teórica.

Se os computadores são a tua cena e és do centro, tens aqui uma lista das universidades onde estudar informática em Lisboa

A decisão é uma mixórdia de tudo isto

  • Há quem goste muito de estudar sobre um determinado assunto… e depois descobre a sua profissão, que pode muito bem ser fazer investigação o resto da vida.
  • Há quem tenha a certeza sobre a faculdade onde tirar o curso… e depois com o canudo na mão qualquer empresa lhe abre a porta.
  • Há quem saiba muito bem o que quer fazer (talvez até já tenha o lugar marcado, tosse tosse cunha! tosse tosse)… e depois basta tirar aquele curso naquela faculdade.

Deves refletir que critérios são mais importantes para ti e decidir com base nessa ponderação. A tua decisão vai ser sempre tomada com um factor de dúvida e desconhecimento, uns 20% de “vamos lá ver se é por aqui”. É mesmo assim, não te desgastes a esmiuçar todas as hipóteses e combinações.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.