erasmus trabalhar

Fazer Erasmus e trabalhar ao mesmo tempo

Fazer Erasmus requer investimento. Não é só ter vontade de viajar e empenho a tratar da papelada pedida — é também preciso ter dinheiro para ir, ficar e voltar. Para muitos alunos, como eu, este é o maior entrave nos planos. Uma solução é ir de Erasmus e trabalhar ao mesmo tempo. Não, não é uma loucura e vou te explicar como fiz.

O trabalho remoto é uma ótima opção e foi exatamente assim que consegui gerir a minha vida de Erasmus e continuar ligada ao trabalho que tinha. Para começar já estava a trabalhar no escritório em Lisboa algum tempo antes de ir, o que facilitou a passagem para o modo remoto.

Queres saber como fazer? Não há uma receita, mas talvez estas dicas te possam ajudar.

Trabalho remoto

Não vai ser ninguém a propor-te a situação de trabalhar remotamente, tens que ser tu a abrir o teu caminho, seja ele com uma empresa que já conheces e onde trabalhas, ou com empresas de trabalho online não-presencial.

Organização

Seres responsável e organizado é meio caminho andado. Mostra o teu interesse em ficar ligado à empresa e define, em conjunto, a nova forma de trabalhar durante esse período — por exemplo com reuniões de Skype, com horas fixas ou por tarefas atribuídas com um prazo. Faz uso de aplicações online de gestão de tarefas e partilha de ficheiros. As ferramentas de trabalho remoto hoje em dia são infindáveis e muitas grátis.

Equilíbrio

Não sejas irrealista, achar que vais trabalhar muitas horas e todos os dias é uma ratoeira para ti próprio. A experiência de Erasmus é para ser aproveitada e o balanço entre trabalho, aulas e turismo tem que existir. Definido à tua maneira, deixando mais tempo para o que mais te interessa.

Compromisso

Se concordaste com os prazos, cumpre-os. A distância já dificulta muitas coisas, não é preciso teres que escrever emails a justificar porque é que te atrasaste ou não conseguiste acabar o trabalho. Lembra-te sempre que quem está do outro lado não sabe como está a ser tua vida, a experiência de Erasmus foi tua e a escolha de trabalhar também. Sê profissional.

Tempo

Não sejas inflexível, se te pedirem trabalho extra e já tens uma viagem marcada ou amigos à tua espera, pensa duas vezes antes de o recusar. É muito importante que, mesmo à distância, te mostres disponível para as necessidades do teu trabalho. Se te organizares bem, vais ver que ainda consegues fazer as duas coisas: entregar o trabalho e ir viajar.

Afinal o trabalho é remoto, podes fazê-lo onde quiseres. E se fazes noitadas com amigos, porque é que não hás-de fazer uma noitada de trabalho só para depois poderes ir viajar? Mas atenção, pensa nos horários de quem vai receber o teu trabalho. Se for preciso agenda o envio de emails para uma hora mais conveniente.


Como vês não é nada de mais, e todos aqueles que quiserem conseguem. Para além deste tipo de trabalho, há muitos estudantes que arranjam trabalho em cafés ou bares, dão aulas da sua língua, arranjam trabalhos na faculdade para onde vão ou candidatam-se a bolsas de investigação. Como vês as opções são imensas e espero que fiques motivado. Não desistas de fazer esse Erasmus e ir estudar para fora!

Carmo Sousa Rêgo

Carmo Sousa Rêgo

Carmo. Interessada pelo mar, fotografia, desporto, cozinhar e escrever. Vinda de Engenharia Civil e Urbanismo, no Técnico. Sempre envolvida em novos projectos. Com algumas capacidades IT. Não sei estar parada e confortável.