AnkiExample

Ferramenta para decorar matéria e exercitar a memória

É sabido que se quiseres memorizar algo precisas de repeti-lo várias vezes. Decorar datas, nomes, fórmulas, já todos passámos por isso — e na tua licenciatura de informática também vais ter muito que aprender. Agora tens uma ferramenta que facilita o treino da tua memória: ANKI.

O funcionamento é muito fácil e é baseado nos cartões Pergunta-Resposta. Para utilizar basta criar um “cartão” com a resposta que queremos fixar e a respectiva pergunta ou alguma pista que nos leve à resposta. Podes criar quantas quiseres e formar assim um “baralho” e dar-lhe um nome. Podes até partilhar estes baralhos com os teus colegas!

É altura de reveres os apontamentos da aula e os livros da cadeira para perceberes o que precisas memorizar.

Quando terminares de criar os teus cartões é tempo exercitar essa memória.

AnkiExample

O processo é simples:

  1. O ANKI mostra-te a pergunta;
  2. Tu dizes a resposta em voz alta;
  3. Clicas em “Mostrar resposta” e confirmas se acertaste;
  4. Por fim classificas a dificuldade que tiveste em responder.

O fantástico desta aplicação é que ela adapta-se às tuas dificuldades. Aquelas perguntas que tu classificaste como difíceis vão ser perguntadas com mais frequência do que as que fáceis. E quanto mais vezes classificares uma pergunta como fácil mais tempo vai demorar até ser perguntada outra vez (podendo ir de dias até meses).

Além disso ainda te permite ver estatísticas do teu desempenho.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.