A minha licenciatura não dá nada! Quero mudar para informática

Sou um estudante com licenciatura (design gráfico) e a terminar o mestrado. Gostaria de aprender e aprofundar mais sobre a informática. Quais seriam os melhores cursos ou escolas para isso? O que devo começar a ler ou fazer para entrar na matéria? — Tom Sarraipo

Estás preste a “deitar fora” a formação que tiveste até agora para entrares no mundo da informática e começares uma nova carreira como programador. É uma decisão importante e com consequências fortes, por isso pensa bem antes de avançares.

Planeia antes de mudares de rumo

Respira fundo e reflete nestas perguntas:

  • Porque queres ir para informática?
  • É por necessidade, ou seja porque precisas de trabalho?
  • É por curiosidade, ou seja algo que sempre gostaste mas não exploraste a fundo?
  • Onde queres chegar? O que queres fazer na informática e em que áreas?

Programar implica passar muitas horas sentado em frente a um ecrã e requer um pensamento abstrato e lógico. Isso e muito mais.

Transição para a informática

Já que tens uma formação em design gráfico — e para não desperdiçar o tempo que andaste a estudar — penso que a melhor carreira em informática para ti será como web developer/designer ou programador front-end.

Para tal terás de aprender tecnologias como HTML, CSS, Javascript. Há toneladas de conteúdos online (e até gratuitos) para aprenderes qualquer dessas linguagens de programação.

Depois se gostares dessa tua nova carreira e quiseres aprofundar os teus conhecimentos, podes investigar a parte de “programador back-end” e nesse caso vais aprender Node.JS ou Ruby on Rails.

Se dominares tanto o front-end (programação das páginas que o utilizador vê) como o back-end (programação da lógica do servidor que serve essas páginas) serás um programador full-stack — tal como o nome indica, é alguém que domina toda a “pilha” de camadas tecnológicas. E há muita procura para esse tipo de pessoas.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.