livros-semestre-sebenta-universidade

Que livros comprar a cada semestre? Usa estes 3 critérios!

A cada seis meses (semestre) vais ter novas cadeiras, novos professores e… nova bibliografia.

Os livros técnicos são caríssimos e muitos deles precisam vir do estrangeiro. Mais uma das muitas diferenças em relação ao secundário. Antes de encomendares confirma junto da papelaria da tua universidade se têm o livro em stock e o preço. A maioria das vezes a Amazon costuma ter o preço mais baixo, mesmo com portes.

Consegui fazer a licenciatura em informática e mestrado gastando o mínimo possível em livros. Vou-te confessar os três critérios que usei sempre antes de comprar um livro.

Nunca comprar antes da primeira aula

Espera pela primeira aula da cadeira para o professor te apresentar a bibliografia recomendada. A listagem da página online da cadeira pode estar desatualizada e além disso na aula ficarás a saber que os livros são mesmo importantes.

Livros de cadeiras transversais só da biblioteca/usados

Se o teu curso superior em informática é uma licenciatura em engenharia, vais ter de gramar várias cadeiras de matemática e física (e até gestão).

Depois de passares à cadeira, a probabilidade de voltares a precisar dessa matéria ou do livro da cadeira é quase nula. É por isso que não recomendo a compra do livro. O mais importante aqui é desenrascares aqueles seis meses.

Livros de informática é para estimar

A meu ver, estes são os únicos que vale a pena comprar porque são os únicos que vais precisar de consultar ao longo da tua licenciatura em informática ou mesmo da tua carreira como informático.

Lembra-te que hoje em dia, muita da informação das linguagens de programação esta disponível online, de forma gratuita, com pesquisa instantânea. No meu caso, só mantive os livros que ensinam a programar (melhor do que os sites) e os que aprofundam algum tema específico. Os outros vendi-os na feira do livro da faculdade 😛

Fica a saber as outras 6 dicas para te safares no próximo semestre do teu curso universitário.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.