saida-profissional-informatica-ADMINISTRACAO-SISTEMAS

Saídas profissionais: Administração de Sistemas

Antes de começares a tua licenciatura em informática queres saber as suas saídas profissionais? Já terminaste o teu curso universitário e gostavas de conhecer que tipo de empregos estão ao teu alcance?

A empregabilidade de um curso superior de informática é bastante alta, por isso não deverás ter problema em encontrar trabalho. Analisa as descrições abaixo e descobre qual é o emprego adequado para ti.

Suporte

Os elementos do apoio técnico ou suporte informático resolvem pedidos reportados por pessoas ou pelos próprios sistemas de deteção de falhas. Estes irão trabalhar sozinhos ou em equipa para investigar a causa do problema e implementar uma solução o mais rápido possível.

Competências como trabalho em equipa, comunicação oral, análise de problemas e resistência à pressão são muitos importantes para os profissionais desta área.

DevOps

O nome DevOps é a junção das palavras Desenvolvimento (Development) + Operações (Operations) e são responsáveis por todo o fluxo de produção e entrega de software. Desta forma, devem garantir ambientes de desenvolvimento e de testes aos programadores, bem como manter a estabilidade do ambiente de produção/cliente.

A integração contínua do software está a cargo destes profissionais, que criam mecanismos automáticos para que de cada vez que um programador entregar novo software este é automaticamente testado para despistar eventuais erros ou bugs. É importante o DevOps ter excelentes capacidades de comunicação e trabalho em equipa, pois vai colaborar diariamente com os administradores de sistemas, os programadores e os testers.

Administrador de Sistemas

A.K.A: system administrator (sysadmin).

O sysadmin é a pessoa responsável por gerir os sistemas, servidores, serviços, máquinas virtuais (VMs) da empresa. Esta gestão inclui instalação, configuração, atualização e monitorização de forma a garantir que todos os sistemas estão a funcionar corretamente.

É possível estes administradores especializarem-se apenas numa área técnica (redes, base de dados, segurança, operações web). Estes profissionais focam-se muito mais em hardware, pois a quantidade de programação envolvida é muito baixa, uma vez que limitam-se a instalar e configurar software já existente.

Gestor de Redes

A.K.A: network administrator.

Os engenheiros de redes constroem e mantêm a funcionar redes de computadores de qualquer tamanho, desde os vários computadores de uma sala a vários datacenters em vários continentes. Essas redes, com ou sem fios, podem usar uma variedade de software (ex: monitorização de tráfego) ou de hardware (ex: routers). Com cada vez mais dados e mais dispositivos ligados em rede, o papel destes profissionais é mais importante do que nunca.

Estes profissionais focam-se muito mais em hardware, pois a quantidade de programação envolvida é muito baixa, uma vez que limitam-se a instalar e configurar software já existente.

Gestor de Base de Dados

A.K.A: database administrator (DBA).

Um administrador de bases de dados é responsável pela instalação, configuração, atualização, monitorização, manutenção e segurança das bases de dados de uma empresa. É ainda da sua responsabilidade o desenho e implementação de estratégias de bases de dados, monitorizar e melhorar o desempenho, gerir a capacidade máxima e planear as mudanças necessárias no caso da expansão do volume de dados. Também é costume coordenarem e implementarem medidas de segurança para proteger os dados guardados nos servidores (data warehouse).

Mais informações em inglês aqui e aqui.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.