saida-profissional-informatica-CONSULTORIA

Saídas profissionais: Consultadoria e Gestão

Antes de começares a tua licenciatura em informática queres saber as suas saídas profissionais? Já terminaste o teu curso universitário e gostavas de conhecer que tipo de empregos estão ao teu alcance?

A empregabilidade de um curso superior de informática é bastante alta, por isso não deverás ter problema em encontrar trabalho. Analisa as descrições abaixo e descobre qual é o emprego adequado para ti.

Consultor

A.K.A: IT consultant, IT analyst, applications specialist.

Os consultores, como o nome indica, são pessoas que são consultadas em busca de respostas ou conselhos para um determinado problema ou necessidade. Imagina que uma empresa precisa de um sistema informático para gerir o stock dos seus artigos. Antes de comprar esse sistema a empresa pode pedir um estudo a um consultor, que lhe dirá os vários sistemas que existem, as (des)vantagens de cada um, e qual o melhor para os requisitos da empresa compradora.

Estes profissionais precisam de ter um conhecimento abrangente das várias soluções disponíveis no mercado, tanto em hardware como em software. Depois precisam de ter uma excelente capacidade para resumir e apresentar informação, sob a forma de relatórios escritos ou apresentações orais.

Arquitecto de Sistemas

A.K.A: IT consultant, IT analyst, applications specialist.

Da mesma forma que os arquitectos “comuns” desenham plantas de edifícios, os arquitectos de sistemas ou aplicações são responsáveis por (1) ouvir os requisitos do cliente, (2) negociar os pedidos do cliente num produto que seja exequível, e (3) desenhar as várias peças que vão formar esse produto e especificar como vão encaixar e comunicar entre si.

Estes profissionais devem ser capazes de analisar e resolver problemas, conhecer tanto hardware como software, ter excelentes capacidades de comunicação oral e escrita, saber ouvir com muita atenção as necessidades do cliente para assim poder extrair e clarificar toda a informação necessária ao desenho da solução.

Gestor de Projetos

Estes gestores trabalham em conjunto com os gestores de outras equipas, representantes de clientes, utilizadores e ainda fornecedores para definir prazos exequíveis dado um orçamentos e número finito de recursos humanos. Depois de estabelecidos os prazos, estes profissionais usam um conjunto de práticas para monitorizar se o projeto está atrasado, o que está a atrasar e o que pode ser feito para resolver esse bloqueio.

As capacidades de comunicação e liderança são essenciais para garantir que cada participante do projeto conhece as suas responsabilidades e os seus prazos. Um bom gestor de projetos consegue redefinir expectativas, alterar prazos, solicitar alterações prioritários e remover obstáculos ao progresso do projeto — tudo isto para garantir a entrega atempada do produto pedido pelo cliente.

CIO, CTO… e outras siglas começadas por C

Todos estes altos cargos requerem excelentes capacidades de comunicação e liderança, além de uma compreensão profunda das questões relacionadas com o negócio (core-business) da empresa.

O Chief Technology Officer (CTO) é quem supervisiona as várias tecnologias utilizadas atualmente pela empresa e garante que as mesmas não se tornam obsoletas. Este deve conhecer muito bem o negócio da empresa para alinhar as decisões ao nível da tecnologia e dos sistemas com os objetivos e as políticas da empresa.

O papel do Chief Information Officer (CIO) é muito semelhante ao do CTO. Enquanto o CTO está focado na tecnologia, o CIO preocupa-se mais com os dados, a informação, onde esta é armazenada e como é acedida.

O Chief Information Security Officer (CISO) tem a responsabilidade de garantir que a infraestrutura digital de uma empresa é segura. Terá a seu cargo uma equipa de profissionais de segurança que aplicam os protocolos de segurança adequados e todas as boas práticas necessárias para proteger os sistemas e os processos da organização de serem atacados.

Mais informações em inglês aqui e aqui.

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua visão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.