residencia estudantes estudar informatica

Vantagens de viver numa residência de estudantes

Deixar a casa dos pais e viver numa residência de estudantes na mesma cidade, ainda não é um hábito comum nos universitários lisboetas. Continuar em casa dos pais é muitas vezes justificado pela falta de dinheiro ou justificado como uma forma de poupar.

Ainda assim, muitos de nós já tiveram essa experiência em Erasmus. Experimentámos a tão falada independência, mas as vantagens não se ficam de todo por aqui e vale a pena enumerá-las para ti.

Conhecer pessoas novas nunca foi tão fácil

Começa no dia em que te mudas e não pára até que saias. A vida numa residência é tão animada e variada que depois de conheceres os teus colegas de quarto (roommates), vais conhecer os amigos deles e por aí adiante, o ciclo nunca pára! Há pessoas novas quase todos os dias e, com sorte em menos de um semestre, terás amigos para a vida, espalhados pelo mundo inteiro. Afinal dividiste casa com eles durante meses e a máxima mi casa es su casa continua válida para quando os fores visitar ao seu país!

As rotinas adaptam-se a ti, a tua casa muda contigo

Afinal vives com pessoas da tua idade, que passam pelas mesmas coisas que tu e muitas vezes ao mesmo tempo. Quando tiveres que estudar e precisares de companhia, vais estar acompanhado porque em época de testes e exames a sala se transformou numa biblioteca. As rotinas da casa mudam e adaptam-se contigo, e tal como o silêncio e a entreajuda reinam em tempo de estudo, depois da época de exames a tua sala vira discoteca! Há música e festas e acredita as melhores serão em tua casa. Afinal muitos dos teus amigos vivem contigo, a cozinha é a pista de dança, o teu quarto é já ali, para quando for inadiável ires dormir.

Cresces mais rápido e da melhor forma

Nenhuma boa festa acaba sem ser preciso limpar. A casa é tua e as tarefas também, mas felizmente vives com pessoas incríveis, e mesmo com poucas horas de sono, vão tornar as limpezas divertidas. Tratar da roupa, limpar o quarto, ir às compras e cozinhar, pode ser confuso de gerir nos primeiros tempos. Mas depois de te tornares uma dona de casa eficaz, será fácil teres o quarto apresentável, não te alimentares de massa a semana toda, e a frase “Mãe já não tenho meias!” desapareceu completamente do teu vocabulário (e verás que vai haver dias em que afinal não precisas assim tanto de meias…)

Ficas envolvido em projectos, ajudas e és ajudado

Independentemente dos teus interesses, há sempre alguém na residência que alinha em fazê-lo contigo. Junta-te à equipa de futebol, arranja companhia para ir correr, ou começa um grupo de fotografia ou cozinha. A escolha é tua e se não encontras o que queres basta conversares com outros residentes – e começas um novo grupo à tua medida. Se não tens espírito de fundador, podes sempre ajudar aqueles que têm, é provável que algum dos teus amigos esteja a começar um negócio ou a desenvolver um produto e talvez te vá pedir opinião.

Onde começar?

Caso tenhas ficado a pensar no assunto, recomendamos que dês uma olhadela no Doorm Portugal. É uma residência de estudantes em Lisboa, com todas as despesas incluídas na renda mensal, até mesmo a limpeza do teu quarto!

Carmo Sousa Rêgo

Carmo Sousa Rêgo

Carmo. Interessada pelo mar, fotografia, desporto, cozinhar e escrever. Vinda de Engenharia Civil e Urbanismo, no Técnico. Sempre envolvida em novos projectos. Com algumas capacidades IT. Não sei estar parada e confortável.