Fiz a minha licenciatura em informática (LEIC) no pólo Taguspark. Durante o mestrado fui com alguma regularidade às instalações da Alameda. Isso permitiu-me ter uma perspectiva mais alargada e concreta do que é frequentar um ou outro sítio.
O que mais gostei
- O espaço. Adoro. É luminoso, é espaçoso, é organizado, é novo, é moderno. Mesmo quando estamos chateados com os estudos é agradável percorrer o interior do edifício. E tem plantas!
- As pessoas. Pela área ser mais reduzida em comparação com a Alameda, é fácil encontrar salas e conhecer pessoas. É como uma aldeia, todos se conhecem e se cumprimentam. Melhor ainda, todos se ajudam. Há uma colaboração maior entre alunos e os professores parecem mais disponíveis para esclarecer os estudantes.
- A localização. Por ser um pólo tecnológico, há muitas empresas nas imediações e é fácil estabelecer contactos. Além disso, por ser um “local remoto”, o custo de vida (ex: renda de casa) é mais reduzido. Também há menos distrações. E já sabes da nova residência de estudantes?
Não é perfeito
Só há quatros cursos de duas grande áreas: engenharia e gestão. Ou seja, 70% dos alunos são apaixonados por tecnologia. A falta de variedade de personalidades (e raparigas 😥 ) pode tornar a vida monótona. Não há diversão noturna, embora haja muita diversão diurna, pois ocorrem mais eventos neste pólo do que Alameda (que tem -quantidade e +dimensão). Os transportes são limitados a uma carreira de autocarros, que nem sempre cumpre o horário.
Se pudesse voltar a escolher…
…escolhia o tagus sem dúvida. As vantagens de estudar no Técnico Taguspark são largamente superiores e mais importantes que as desvantagens.
Se não gostares podes sempre pedir transferência 😛
És ainda vivo nesse site? Estou cá sem saber se vou para um ou outro nessa altura do tempo em que escrevo. Gostaria de saber como anda em relação aos transportes para ir a cidade, em relação as farmácias e preços, e em relação às refeições e preços, além de serviços médicos. Ele há algum supermercado ali próximo. Caso a quantidade de resposta seja negativa, por mais belo e futurístico que seja o tal do Taguspark, preferiria conseguir na Alameda mesmo.
Obrigado
O que para ti são transportes para ir à cidade? Oeiras ou Lisboa? Tens autocarro até Oerias e depois comboio até ao Cais do Sodré. Refeições tens a cantina e as empresas à volta no Taguspark. O preço das casas é muito mais barato do que em Lisboa.
Ah, que bom que ainda acessas. Perdoe-me, eu quis saber quanto a Taguspark, quando disse “cidade”. Estava tarde da noite e misturei. Eu achei cá que o único auto que trafega a Tagus é um da própria universidade, e cá tem os horários também.
Ao restante, eu havia desejado mais especificidade, por exemplo: se os serviços daí são poucos, podem eles querer cobrar mais caro que o normal. No mercado local idem.
Mas afinal eu já me decidi e não compensa-me ir para esse Campus, mesmo que muito moderno. Eu não estaria a viver em Lisboa. Não tenho viatura, e disso já me atrapalha a mobilidade. Para além de demorar quase uma hora de autocarro.
Fizeram bem em pô-lo longe, mas não havia necessidade de ser TANTO. 😂😂
Obrigado