Compiladores (Comp)

Queres saber o que te espera na cadeira de Comp?

Renúncia: Isto foi escrito em 2010 relativamente ao programa do Técnico Lisboa nessa altura, por isso é possível que esteja desatualizado.
Foste avisado(a) 😜

Calendário

Ano 2, Semestre 2

Dificuldade

Média

Carga horária

No total foram 82 horas (em média: 4,1 horas/semana)

Dicas

Esta é uma cadeira interessante na medida em que te explica essencialmente como é que um compilador funciona; como é que a partir de umas simples palavras (código) é gerado todo o comportamento que o programador espera desse código. A maioria da matéria baseia-se em algoritmos, que se perceberes como funcionam não terás problemas em tirar a cotação máxima no teste (fora as perguntas de programação). A 1ª parte da matéria/projecto é bastante acessível, o mais importante é manteres a matéria em dia, pois vai ser usada no projecto (lex + yacc). a 1ª parte do projecto deve estar feita o quanto antes, deve demorar no máximo (!) uma semana. A 2ª parte pode parecer mais complicada – gerar instruções do processador (Assembly) a partir de código na linguagem C ou na do vosso projecto – mas se praticares vais dominá-la como qualquer outro algoritmo. Não desistas, mesmo que tenhas má nota na 2ª parte do projecto, se os teus testes estiverem bons consegues passar à cadeira.

Apontamentos

(disponíveis AQUI)

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua missão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.