Neste site tentamos esclarecer todas as tuas dúvidas. Se não encontrares a resposta à rua dúvida podes sempre enviar-nos as tuas perguntas. Foi o que o Vasco fez:
Tenho um computador antigo, com uns 8 anos, e eu estou a pensar antes de ir para a universidade comprar um novo! Para o curso de informática, preciso de algo muito potente? Que género de computador? — Vasco Ramos
Para começar, vou dar-te o mesmo conselho que dou para os livros escolares: não compres nada antes do 1º semestre da tua licenciatura em informática. Faz os primeiros trabalhos com o computador que tens. Enquanto ele se aguentar não precisas de comprar um novo.
Neste caso, adiar é bom
No final do teu primeiro ano na universidade, consegues logo perceber se o que tens serve ou não. Num mercado em que a cada mês sai uma nova máquina, melhor e mais barata, quanto mais adiares a tua compra, melhor será a relação qualidade/preço da tua compra.
Quando entrei no Técnico Taguspark tinha um desktop com 2GB de memória. Durante dois anos consegui fazer todos os trabalhos, ora no computador de casa, ora nos computadores da universidade.
Só no meu terceiro ano, o último da licenciatura, senti necessidade de comprar um portátil. Três anos mais tarde, habituei-me tanto que vendi o desktop e agora uso o portátil para tudo!
Portabilidade
Para um estudante de informática, a escolha certa é um portátil. Assim terás liberdade para levá-lo para onde quiseres e trabalhar onde precisares, o que dá muito jeito para trabalhos de grupo.
Para mim o tamanho ideal é um ecrã até 13”. Quando um portátil tem teclado numérico (numpad) dedicado, é porque já é grande e pesado demais. Pois, porque no caso de um laptop vais ter de andar com ele às costas! Ao final do dia cada grama pesa.
Performance
Em termos de potência… diria que a placa gráfica não é importante. Queres uma máquina para trabalhar e não para jogar. O importante é teres muita RAM (pelo menos 4GB), um CPU rápido (pelo menos dual core) e um disco SSD (vale o investimento! podes comprar à parte e trocar). Com esses três factores assegurados, vais trabalhar à vontade.
Atualmente já há aqueles híbridos de tablet + laptop. Para a maioria dos estudantes, essa é uma solução cara e com menos performance no final. Não compensa para já.
A escolha certa
Esta é a minha recomendação qualidade/preço (e a versão se tiveres dinheiro a mais):
- Processador: dual-core (quad-core)
- Memória: 4GB (8GB)
- Disco: 500GB HDD (256GB SSD)
- Ecrã: LED 13” (15”)
- Gráfica: Onboard (ATI ou NVidia)
A versão que recomendo, em portátil, fica por menos de 750€. Se optares por ter uma torre, fica-te mais barato, mas não compensa o que perdes em portabilidade.
Diria que 6-8GB de RAM são recomendáveis para programar. Alguns ambientes de desenvolvimento são pesados, muita gente corre também VMs e por isso 4GB de RAM já podem ser um pouco à conta. Uma vez que a RAM é relativamente barata acho que compensa o investimento.
Eu gostaria de instalar um sistema operativo baseado em linux para o meu computador (estouca pensar no fedora) mas o único problema que tenho é que eu gosto muito de usar o microsoft office no meu computador (unico motivo pelo qual eu mantenho o windows). Será que sabem de alguma maneira de continuar com o office (que na minha opinião é das poucas coisas boas da microsoft 😉 ). Aproveito e pergunto, também, quando é que vem o artigo das praxes do IST. Continuação de um ótimo trabalho!!!!
Eu gostaria de instalar um sistema operativo baseado em linux para o meu computador (estou a pensar no fedora) mas o único problema que tenho é que eu gosto muito de usar o microsoft office no meu computador (unico motivo pelo qual eu mantenho o windows). Será que sabem de alguma maneira de continuar com o office (que na minha opinião é das poucas coisas boas da microsoft 😉 ). Aproveito e pergunto, também, quando é que vem o artigo das praxes do IST. Continuação de um ótimo trabalho!!!!
http://www.howtogeek.com/214571/how-to-dual-boot-linux-on-your-pc/
Foi muito util obrigado
Sempre às ordens 😉
E não será possível ele usar o Office através do Wine?
Possível sim, mas como nunca usei Office com Wine, não sei se não terá problemas de performance. De qualquer forma, se quiseres experimentar com o Wine. fica aqui um link para instalar o office com wine: https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=31
Dual boot, como o Francisco aconselhou, é o melhor caminho. Concordo, é muito difícil bater o Office da Microsoft, digam o que disserem.
Quanto ao artigo das praxes estamos a tratar disso. Quais os pontos que gostavas de ver esclarecidos?
Gostava de saber como é que elas sãos, as piores, quanto tempo duram, pontos positivos e negativos. No final seria interesante uma opinião pessoal. 😀 Continuem com o excelente trabalho!!!!!!!
Olá,
Tenho de discordar com as tuas sugestões de requerimentos mínimos 😡
Mesmo com um orçamento curto, é preciso ter noção que este vai ser um computador para programar, o que não é a mesma coisa que passear no facebook.
4GB de RAM é claramente não suficiente, especialmente se tiveres a correr uma máquina virtual para teres acesso ao ambiente de desenvolvimento ou se tiveres a usar um IDE mais XPTO (Visual Studio, por ex).
13″ de tamanho de ecrã também é capaz de ser pouco para um IDE com todas a janelas de debugging e afins, mas safa.
Em relação ao CPU, um quad-core não é necessariamente melhor que um dual-core (depende do tipo de trabalho que vais fazer). Acho que para programar coisas simples, do estilo do que se faz na faculdade, seria preferível arranjar um dual-core rápido do que um quad-core lento.
O meu pc já tem perto de 5 anos, por isso tem 4GB e não uso VMs.
– Tenho o Visual Studio instalado na própria máquina e programo com um monitor externo de 21”, mas ainda é usável com 13”.
– O Android Studio também está na máquina e não uso o device emulator, porque realmente o pc não aguenta, por isso uso um device real.
É uma questão de compromisso. Não discuto que quanto mais melhor, mas estou a tentar rentabilizar o investimento que fiz e aproveitar ao máximo o hardware que ainda tenho.