Licenciatura vs Certificação Online: ainda compensa frequentar a universidade?

As empresas procuram licenciados em informática. Por outro lado, elas estão desesperadas por “pessoas que saibam programar”. Se numa entrevista tu conseguires provar que sabes fazer (certificação) e que já fizeste (portfolio) eu diria que te contratam mesmo sem licenciatura. A tua comunicação e a forma como vendes o teu currículo também influencia a tua contratação.

Tens duas hipóteses:

  • gastas milhares de euros e pelo menos 3 anos da tua vida numa licenciatura numa faculdade conhecida
  • gastas no máximo umas centenas de euros e 1 ano a aprender por ti, online, a fazer projetos e criar portfolio

O factor “faculdade conhecida” é importante, porque se frequentares uma universidade que o teu empregador desconhece ou não reconhece mérito, isso faz o teu curso valer muito pouco. As universidades têm duas funções, ensinar e certificar. Nesta altura, com tanta informação disponível, quase todas as universidades ensinam o mesmo, logo o que as distingue é a exigência da certificação (a dificuldade em obter uma boa média).

Imagina que estás na tua entrevista de trabalho:

Imagina que estás na tua entrevista de trabalho:

  • Tu: Não frequentei uma universidade, mas fiz um curso XX equivalente na plataforma online YY.
  • Recrutador: Não conheço.
  • Tu: Não tem mal, eu posso explicar. O curso demora ZZ semanas, fizemos WW trabalhos e no final só os melhores recebem a certificação. Esta certificação aqui que lhe estou a mostrar.
  • Recrutador: Ok, tem bom aspeto. Não copiaste esta certificado de algum lado?
  • Tu: Eu sou uma pessoa honesta. E de qualquer forma, não precisa de acreditar em mim ou nesse certificado, posso mostrar-lhe o meu portfolio, abra um browser e aceda ao site que lhe vou dizer…

E pronto, contra factos não há argumentos!

Tens de estar preparado(a) para alguma resistência ou desconfiança do entrevistador. Licenciaturas online ainda é um mundo novo para boa parte dos recrutadores, por isso tens de ser tu a provar-lhes objetivamente o valor da tua formação.

Penso que tem termos de credibilidade, o ranking informal é: Udacity > Coursera > Udemy.

(ex: a Udacity tem uma parceria com a Google que leciona vários cursos de informática)

Diogo Nunes

Diogo Nunes é Mestre em Eng. Informática pelo IST. A sua missão é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. Além disso escreve para o blogue "The Geeky Gecko" e já conta com três livros publicados. A sua segunda paixão é a fotografia.