Se acabaste o secundário e não sabes que curso escolher, relaxa, não és o único. Afinal de contas é uma grande decisão. Estás prestes a escolher a área de estudo para os teus próximos três anos, que no final te vai permitir exercer uma profissão durante décadas. E estão a pedir-te que tomes essa decisão com base em pura intuição.
Aconteceu-me o mesmo. Em adolescente nunca me destaquei em nenhum “ofício”, excepto estudar. Os testes psicotécnicos não esclareceram as minhas dúvidas. Disseram que podia ir para quase tudo exceto letras. Atualmente — dois blogs e três livros depois — escrever é um dos meus hobbies favoritos. Como podes ver, os testes psicotécnicos não são fiáveis.
Foi preciso parar de ouvir os outros e pensar para comigo:
- O que gosto de fazer?
- O que quero alcançar na vida?
- O que preciso estudar para o fazer?
- O que desperta a minha curiosidade?
- O que é que eu faço que seja elogiado por outros?
- O que é que eu não odeio?
Ao responder a estas perguntas, reparei que gostava de tecnologia e computadores. No entanto nunca tinha criado nada, nunca tinha programado nada — apenas usado. Sim, porque “quando eu era da tua idade”, não era possível programar a partir do browser, sem mais nem menos! Mas tinha a curiosidade suficiente para querer saber mais sobre informática.
Depois informei-me nas universidades sobre a empregabilidade de um curso de informática. Basicamente era emprego garantido, pois a procura por profissionais de informática era muito superior à quantidade de alunos que terminavam o curso. Diria que hoje em dia essa procura duplicou, devido ao mundo das apps e das web startups.
Decidi então optar pela Licenciatura em Engenharia de Informática e Computadores. E para aumentar ainda mais o valor do meu currículo, escolhi uma universidade prestigiada e exigente — o Instituto Superior Técnico.
Ao longo dos três anos da licenciatura aprendi o que havia a saber sobre informática e aprendi a gostar da informática. Hoje reconheço que foi a escolha certa. Mais do que ter aprendido competências com uma grande procura no mercado de trabalho, adquiri “ferramentas” que me permitem explorar muitas áreas (criação de programas, aplicações móveis, plataformas online), seja a trabalhar para outros ou por minha iniciativa.
O que diz a tua intuição?
Finalmente um site com artigos realmente uteis e que estão a ajudar significativamente no processo de investigação sobre engenharia informática tentando concluir se é curso para mim ou nao. Obrigada!
Muito obrigado pelas tuas palavras Mariana! Estamos aqui para ajudar e esclarecer 😉
Boa tarde Diogo Nunes, tenho uma dúvida em relação ao meu futuro, eu sou um aluno de 17 anos(muito novo mas terei 18 em setembro (tempo de candidaturas para as universidades presumo eu)) que reside em casal de são brás e acabou já em janeiro de 2016 o 12º ano no curso de Multimédia (2 anos e meio) nível IV no Centro de Formação Albifor (IEFP), é que eu queria seguir a área de animação 3D(jogos) mas não encontro Universidades que sejam relacionadas ou mencionem algum tipo de saída concreta nesta área, poderias me mencionar de alguma forma Universidades de lisboa que tenham animação 3d como saída profissional? Ou terei de requentar uma área de informática em que esteja coligada com a animação 3d???
Se queres seguir jogos no geral, o Técnico Lisboa tem um mestrado no campus Taguspark mesmo de “Multimédia” cuja saída é principalmente para criação de jogos (e sei que eles usam motores gráficos de jogos em algumas diciplinas).
Se queres apenas seguir animação 3D, não conheço nenhuma universidade apenas focada nessa área, mas pode existir. Quase que mais valia fazeres um curso intensivo de animação 3D e depois ires estagiar para uma empresa de jogos.
Muito obrigado pela participação e dedicação ao me responderes Diogo :-), em princípio estou para visitar taguspark(estagiei em talaide e mencionaram-me que a emperesa miniclip reside lá, dentre muitas outras) pois naquela dúvida se era melhor seguir espeçíficamente na área de jogos ou diversificar um pouco(dividir para conquistar).
Mas provavelmente irei me massacrar e ir para a Multimédia intensiva e prosseguir na criação de jogos(onde quero dedicar o meu futuro 😉 .
Segundo a sua opinião era melhor ir num curso intensivo(não é universidade certo? Logo presumo que terá um custo envolvido) do que espeçíficar na área de jogos em taguspark.
E já agora em taguspark tem a possibilidade de bolsas?
No mestrado de Multimédia além da animação irei aprender o “coding” de desenvolvimento de jogos?(pergunta 98% estúpida XD)
E tendo a posibilidade de ir para outros países estudar(tendo em conta da desertificação progressiva deste país), acharias melhor emigrar ou finalizar a universidade e mestrado em portugal?
Desculpa-me pela quantidade texto neste comentário >.< Muito obrigado pelo tempo dedicado nestes artígos interessantes que publicas, desejo-te boa sorte e bom sucesso no futuro!!!
Exacto, Miniclip é o peso pesado, tenho lá vários amigos, se precisares de esclarecer alguma dúvida com eles é só pedires.
No Taguspark (universidade) tens uma formação mais ampla, são 2 anos em que aprendes não só a animar, como mecânicas e padrões de jogos, criar história/conceito, monetização, etc.
Sim, podes tentar arranjar uma bolsa.
Não, não há perguntas estúpidas. E sim, vais aprender a programar o jogo em si, na realidade vais fazer TUDO o que é necessário a um jogo 😛
Se deves ir para uma universidade ou fazer um curso intensivo, é uma decisão tua em função dos teus objetivos, disponibilidade de tempo e de dinheiro.
O mesmo em relação a emigrar. Hoje já é possível fazer carreira de jogos em Portugal. Dois nomes: Miniclip, Bica Studios. Conheço uma pessoa que fez licenciatura + mestrado no IST Taguspark e hoje está na Crytek na Alemanha. Tudo depende de ti, da tua experiência, do teu portfolio e da tua garra 🙂
Muito obrigado pelas tuas palavras, só posso desejar-te o mesmo!
Mais uma de muitas vezes muito obrigado pelas tuas palavras de inspiração(uma luz positiva mediante ao estado de portugal e por consequinte o mundo), em princípio não devo exercitar muito a minha condição financeira por isso vou jogar “um pouco” pelo “seguro” e frequentar a faculdade no IST de taguspark (este mês ainda faço visita para adiantar o processo de ingresso) e era muito bom semear a miniclip como estágio futuro na facul(desculpa-me parecer um pouco egoísta mas se pudesses futuramente mencionar a minha “existência” nos teus amigos da miniclip :3), e uma pergunta, as candidaturas são por média de setembro certo?
Não consigo dar-te informação de prazos, porque isso vai mudando. O melhor mesmo é ligares para a secretaria do IST Taguspark e esclarecer as dúvidas.
Em relação à miniclip manda-me ([email protected]) um link para o teu facebook e meto-te em contacto com uma pessoa de lá. Assim tiras as tuas dúvidas.
Não te esqueças de divulgar este site aos teus amigos 😉
Muito obrigado, já mandei o link do meu facebook para o email que me proposte, e já publiquei a tua página no meu grupo de turma do facebook amigo! Se não recebeste envia-me um alerta e mando outra vez.