A cada seis meses (semestre) vais ter novas cadeiras, novos professores e… nova bibliografia.
Os livros técnicos são caríssimos e muitos deles precisam vir do estrangeiro. Mais uma das muitas diferenças em relação ao secundário. Antes de encomendares confirma junto da papelaria da tua universidade se têm o livro em stock e o preço. A maioria das vezes a Amazon costuma ter o preço mais baixo, mesmo com portes.
Consegui fazer a licenciatura em informática e mestrado gastando o mínimo possível em livros. Vou-te confessar os três critérios que usei sempre antes de comprar um livro.
Nunca comprar antes da primeira aula
Espera pela primeira aula da cadeira para o professor te apresentar a bibliografia recomendada. A listagem da página online da cadeira pode estar desatualizada e além disso na aula ficarás a saber que os livros são mesmo importantes.
Livros de cadeiras transversais só da biblioteca/usados
Se o teu curso superior em informática é uma licenciatura em engenharia, vais ter de gramar várias cadeiras de matemática e física (e até gestão).
Depois de passares à cadeira, a probabilidade de voltares a precisar dessa matéria ou do livro da cadeira é quase nula. É por isso que não recomendo a compra do livro. O mais importante aqui é desenrascares aqueles seis meses.
Livros de informática é para estimar
A meu ver, estes são os únicos que vale a pena comprar porque são os únicos que vais precisar de consultar ao longo da tua licenciatura em informática ou mesmo da tua carreira como informático.
Lembra-te que hoje em dia, muita da informação das linguagens de programação esta disponível online, de forma gratuita, com pesquisa instantânea. No meu caso, só mantive os livros que ensinam a programar (melhor do que os sites) e os que aprofundam algum tema específico. Os outros vendi-os na feira do livro da faculdade 😛
Fica a saber as outras 6 dicas para te safares no próximo semestre do teu curso universitário.